colegio
Colegio

Baleia Azul e Depressão: Atenção, Educadores!

Casos recentes de suicídio entre crianças e adolescentes tendo como pano de fundo o jogo virtual de desafios Baleia Azul têm deixado pais em constante alerta, em todo o mundo. As investigações realizadas até o momento revelaram que grande parte das vítimas apresentava sinais e tendências à depressão. Para conter o avanço desse perigo, tão fundamental quanto o cuidado dos pais é vigilância de professores e gestores escolares.
 
Isolamento, irritabilidade, rebeldia e melancolia são algumas das características que podem indicar um quadro de depressão em crianças e jovens. Parte desses problemas pode se desenvolver ainda na escola, em alunos que sofrem com o bullying. Por isso, os educadores devem ficar de olho.
 
Para Trajano Júnior, professor do Colégio GEO em João Pessoa (PB), atualmente os jovens têm mais desafios pessoais e menos preparo para lidar com situações cotidianas. ‘‘Com o aumento das pressões, crianças e adolescentes se isolam e procuram na internet distrações como válvula de escape. E, ao terem apenas na virtualidade uma percepção de mundo, são atraídos facilmente pela curiosidade. Soma-se o desgaste emocional e, em muitos casos, a falta de atenção dos pais e temos uma pessoa vulnerável a jogos mortais como o Baleia Azul”, comenta Trajano.
 
Em sala de aula
 
O educador tem totais condições de observar as mudanças de comportamento desses jovens. “A falta de atenção em sala de aula além do normal, o não cumprimento de obrigações como a lição de casa e notas baixas frequentes podem sinalizar algo”.
 
Ao menor sinal de suspeita ou identificação da depressão, cabe à escola chamar os pais e compartilhar o que acontece para, juntos, enfrentarem o problema. O educador explica: “em parceria com a família, pode-se entender melhor o que está acontecendo com o jovem e construir juntos uma solução, com acompanhamento psicológico, muito acolhimento e, claro, muito amor”, conclui.
 
Fonte: Rede de Experiências
29/04/24
Colegio
Colegio
Copyright 2024 - Colégio Pró Saber Bio - Todos os Direitos Reservados
Rua Doutor Raul Manso Sayão Filho, 85 - São Mateus - São Paulo - S.P. - C.E.P.: 03965-010 - (11) 2015.0191 / 2548.4573 / 9.5449.0000 - Atendimento das 7h15 às 18h