colegio
Colegio

Direitos humanos, na prática!

A missão de toda instituição de ensino vai além de educar e preparar os alunos para o sucesso profissional. É, também, formar cidadãos preocupados em construir um mundo mais justo, mais humano e melhor. Nesse sentido, incentivar os alunos a vivenciar, experimentar na prática valores como solidariedade e altruísmo fazem toda a diferença e influencia diretamente na formação de estudantes verdadeiramente ativos no exercício pleno da cidadania.
 
Foi justamente com esse foco que o Colégio Ateneu, de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, promoveu uma ampla atividade com alunos da 3ª série do Ensino Médio e, nas linhas a seguir, compartilha conosco.
 
O tema da atividade era “Direitos Humanos e Cidadania: estudo de caso de artigos dos Direitos Humanos finalizado com ações sociais voltadas a determinadas instituições”. O coordenador Walter Poletti Neto contou detalhes:
 
“durante o curso de redação do Ensino Médio, com ênfase em dissertação do Enem, aprofundamos o estudo dos direitos humanos, compreendendo seu significado e importância, sua história, além de seus artigos. Tudo foi realizado de maneira interdisciplinar, por meio das disciplinas de história, filosofia, sociologia e atualidades”, revela.
 
Dinâmica da atividade
Os alunos se dividiram em grupos. Cada grupo escolheu por temas dos direitos humanos voltados a seus interesses coletivos (cultura, propriedade, saúde, (des)emprego, liberdade de expressão) e, depois, definiu também uma instituição a ser visitada, estudada e investigada, de modo a compreender e avaliar três pontos vitais norteadores de toda e qualquer entidade: missão (propósito), visão (objetivos) e valores (princípios).
 
Toda essa pesquisa realizada por cada grupo na entidade escolhida precisava ser registrada por meio de fotos e vídeos, incluindo, obrigatoriamente, duas entrevistas: uma com algum responsável dentro da instituição e outra com algum cidadão que, direta ou indiretamente, se beneficiava com ações promovidas por ela.
 
Sopão para moradores de rua
Sopão oferecido para moradores de rua pela comunidade escolar do Colégio Ateneu. Foto: Colégio Ateneu.
Ao final da fase de pesquisa, os grupos apresentavam os resultados à sala. “A apresentação tinha que seguir a estrutura de uma dissertação do Enem, ou seja, com introdução (definição do tema), desenvolvimento (argumentação) e propostas de intervenção e deveria vir acompanhada também de uma dissertação manuscrita seguindo novamente os padrões de correção do Enem, sempre mantendo o tema destinado a cada grupo”, diz o coordenador.
 
Muito além da pesquisa
Se com a pesquisa os estudantes já se sentiam envolvidos, o passo seguinte da proposta de atividade trazia ainda mais vivência para eles. Cada grupo tinha que promover uma campanha que auxiliasse a instituição escolhida e beneficiasse diretamente a comunidade que recebe seus suportes e serviços.
 
 
Arrecadação de roupas promovida pela escola. Foto: Colégio Ateneu.
“O resultado foi fabuloso. Aqui no colégio, tivemos ações que arrecadaram alimentos não perecíveis, roupas usadas em bom estado, produtos de higiene pessoal e até atividades artísticas que foram levadas a escolas de bairros menos favorecidos”, exalta Walter Polleti Neto.
 
Muito feliz com o envolvimento e aprendizado dos alunos, que puderam viver, na prática, alguns dos valores ligados aos direitos humanos, o coordenador ressalta: “a grandeza do projeto está na participação ativa do aluno na comunidade e na sociedade, exercendo de maneira plena seus deveres como cidadão. Além disso, as ações acabam envolvendo toda a comunidade escolar e alunos mais novos, pais/familiares e colaboradores. Todos percebem a necessidade de agir e colaborar”.
 
“Só assim, com consciência e atitude, um cidadão consegue mudar a realidade de alguns e, como próximo passo, certamente, escolher melhor seus representantes, de forma a exigir seus direitos garantido
 
 
Alimentos obtidos via arrecadação. Foto: Colégio Ateneu.
s pela constituição”, conclui o coordenador da atividade no colégio Ateneu.
 
Como fazer na minha escola
Divida a classe em grupos; peça para que cada grupo selecione temas relacionados aos artigos dos direitos humanos e instrua-os quanto à definição de instituições voltadas aos respectivos temas.
 
Com grupos, temas e entidades definidas, os alunos devem ir em campo para pesquisar seus pontos norteadores. A pesquisa deve ser recheada com vídeos/fotos e entrevistas. Ao final, a pesquisa deverá ser apresentada em um seminário, além de virar uma dissertação e servir como base de informação para uma das etapas mais envolventes, que é a promoção de campanha dentro e fora do ambiente escolar.
 
Fonte: Rede de experincia
29/04/24
Colegio
Colegio
Copyright 2024 - Colégio Pró Saber Bio - Todos os Direitos Reservados
Rua Doutor Raul Manso Sayão Filho, 85 - São Mateus - São Paulo - S.P. - C.E.P.: 03965-010 - (11) 2015.0191 / 2548.4573 / 9.5449.0000 - Atendimento das 7h15 às 18h