colegio
Colegio

A Importância do Material Didático

Para se entender a importância do uso de material didático no processo de ensino e aprendizagem, antes é preciso recorrer à etimologia da palavra para entender o que é “didática”.
 
Esse termo vem da expressão grega techné didaktiké, que significa arte ou técnica de ensinar. A partir disso, podemos entender que o professor é um artista na sala de aula ou em qualquer outro ambiente utilizado por ele, quando ensina aos alunos.
 
Ao considerar o professor como o “grande artista”, o material didático torna-se o instrumento necessário para que a magia aconteça. A magia, dentro deste contexto, é a mediação entre alunos e conteúdo. O desafio desse profissional é efetivar a construção do conhecimento, levando em consideração a singularidade de cada indivíduo.
 
Por meio da didática, os alunos percebem que o aprendizado é um ato contínuo, desenvolvido a partir de materiais de apoio ao ensino, os quais estabelecem correspondência à prática e dão significado ao conteúdo.
 
Tipos de materiais didáticos
Existe uma grande variedade de materiais didáticos disponíveis para os docentes e que podem facilitar seu trabalho. Mas, é importante que o professor utilize uma ferramenta apropriada aos conteúdos e aos diferentes níveis de aprendizado.
 
O livro didático é, hoje, a principal ferramenta para a construção de competências e, portanto, o apoio mais utilizado pelo professor em sala de aula. Esse material é apresentado não apenas na forma impressa; atualmente, sua versão digital vem ganhando espaço e, também, a preferência dos alunos por apresentar um modelo moderno e disponível a qualquer momento.
 
O uso de um material didático que dê suporte ao professor para embasar o conteúdo a ser ensinado é fundamental para despertar no aluno o interesse de buscar mais conhecimento. E aí, não apenas o livro didático se faz importante, mas também os paradidáticos, imprescindíveis para a formação.
 
Neste contexto, podemos dizer que a aprendizagem profissional, por sua característica mais prática, torna mais imediato o uso desses recursos didáticos.
 
“No ensino profissional, essa relação de teoria e prática talvez seja mais evidente porque a maioria das pessoas que escolhe um curso técnico o faz para conseguir uma vaga no mercado de trabalho, estar mais qualificado para permanecer em um emprego ou mesmo para buscar novos desafios profissionais”, explica Alini Dal Magro, líder da área de Ensino Técnico da SOMOS Educação.
 
Tudo isso reforça a importância dessas ferramentas didáticas para professores das áreas técnica e profissional.
 
Dessa forma, as ferramentas didáticas pedagógicas se apresentam como elementos de construção do conhecimento, que contribuem para a formação dos alunos e apoiam os professores na aplicação de seus conteúdos.
 
Fonte: Rede de Experiências
29/04/24
Colegio
Colegio
Copyright 2024 - Colégio Pró Saber Bio - Todos os Direitos Reservados
Rua Doutor Raul Manso Sayão Filho, 85 - São Mateus - São Paulo - S.P. - C.E.P.: 03965-010 - (11) 2015.0191 / 2548.4573 / 9.5449.0000 - Atendimento das 7h15 às 18h