colegio
Colegio

Trabalhos Escolares Caprichados, Sem o “Copiar e Colar”

Verdade seja dita, nossos filhos não têm ideia de como fazíamos para ter acesso às informações que precisávamos para a escola, antes da internet.
Aqueles vários livros e enciclopédias impressas que utilizávamos já não fazem mais parte da rotina dos trabalhos escolares. A web facilita o acesso à informação e, com apenas alguns cliques, você tem diante dos seus olhos tudo o que precisa saber.
Mas, com toda essa comodidade, vêm também algumas questões a serem ponderadas, como a veracidade da informação acessada e a grande tentação de simplesmente copiar e colar o conteúdo. 
No caso do copy-paste, além de não ajudar o estudante a refletir e aprender verdadeiramente, ainda configura o crime de plágio.
 
Ensinando a agir bem
O primeiro passo é entender que as crianças nem sempre sabem a diferença entre uma ideia própria e outra que obtiveram em uma consulta da internet.
Para ensinar essa diferença, muitos professores recorrem a exercícios nos quais o aluno é convidado a marcar com cores diferentes as frases próprias, as que copiou literalmente da internet e as que eles parafrasearam.
Especialistas dizem que o foco de todo o trabalho educativo deve estar no processo e não no resultado. O que importa é o que as crianças fazem com a informação, como elas se esforçam para interpretá-la e analisá-la.
Copiar e colar não é pesquisa. Por isso, é essencial pais e educadores reforçarem a diferença do simples plágio e do processo de pesquisar, analisar e concluir.
 
Hora da pesquisa
Recomenda-se que, ao procurar informações sobre qualquer tópico, as crianças não foquem apenas em uma fonte, mas recorram a várias para contrastar a informação e saber diferenciar um dado falso de um verdadeiro.
Em vez de deixar os filhos à própria sorte na internet, os professores e os pais podem sugerir fontes confiáveis de informação, incentivando os critérios de autoavaliação para que as crianças reconheçam o quanto há delas mesmas em um trabalho e o quanto há de informação encontrada na internet.
Alguns sites de interesse geral para estudantes que podem ser muito úteis na busca de informações na internet:
- Domínio público: biblioteca virtual
- Colégio Web: site com material de estudo e de pesquisa
- Planeta saber: enciclopédia virtual
 
É essencial as crianças aprenderem que, se copiarem um texto, devem, obrigatoriamente, citar a fonte da informação. Mas é sempre melhor que o reescrevam, para explorar o conteúdo com suas próprias palavras, com seu próprio juízo e com suas próprias ideias.
Como pais, é importante reconhecer que as crianças de hoje são uma geração que nasceu na era digital e, portanto, sua primeira fonte de referência é a internet. A melhor forma de educá-los em uma cultura contra o plágio e de verdadeira aprendizagem é dar instruções claras de trabalho, avaliando suas habilidades para uma boa utilização de ferramentas de informática.
É imprescindível elaborar propostas e atividades que os convidem a manipular a informação para transformá-la em conhecimento.
 
Fonte: Disney Babble
30/04/24
Colegio
Colegio
Copyright 2024 - Colégio Pró Saber Bio - Todos os Direitos Reservados
Rua Doutor Raul Manso Sayão Filho, 85 - São Mateus - São Paulo - S.P. - C.E.P.: 03965-010 - (11) 2015.0191 / 2548.4573 / 9.5449.0000 - Atendimento das 7h15 às 18h