colegio
Colegio

Dia do Índio - 19 de Abril

HISTÓRIA

Os indígenas chegaram nesta terra, que hoje chamamos de Brasil, há muitos e muitos anos. Alguns estudos afirmam que eles já habitavam a América do Sul há cerca de 11 mil anos. Com o passar do tempo, outras culturas foram sendo incorporadas e difundidas. Era o “descobrimento do Brasil”.

Existem muitas controvérsias sobre a chegada dos portugueses em terras brasileiras.

Há 500 anos, quando apontaram em nosso litoral e viram os habitantes locais, prontamente os chamaram de índios. Uma das teorias é que tenham dado esse nome aos habitantes porque acreditavam ter chegado às Índias. Outra linha de pensamento defende que eles sabiam exatamente o que estavam fazendo – descobrindo novas terras -, mas preferiam adotar o termo para evitar especulações de outras potências européias. Bem como outros povos europeus, os portugueses tinham uma cultura completamente diferente da indígena.

Logicamente, estranharam muito o modo de vida dos nativos e vice-versa.

Por acreditar em uma suposta superioridade branca, os portugueses impuseram aos indígenas seus costumes e sua cultura, subjugando as tradições locais.

Estudiosos acreditam que, na época do “descobrimento”, cerca de 5 milhões de indígenas viviam aqui. Hoje restam apenas 345 mil nativos, distribuídos em 215 comunidades.

CULTURA

Os indígenas têm um modo de vida diferente do nosso. Eles são muito mais ligados a terra. Não trabalham com objetivo em juntar dinheiro ou bens. Cuidam de suas lavouras para garantir o sustento do seu povo; fora isso, alimentavam-se os animais que caçam e dos frutos das árvores. Até hoje, nas aldeias, duas pessoas são muito importantes em sua organização: o pajé e o cacique é o chefe da tribo, e o pajé é o sábio, que conhece a cura para as doenças e comunica-se com os deuses.

Você sabia que vários hábitos que temos são herdados da cultura indígena? Um dos costumes mais importantes é o de tomar banho todos os dias.

É influência deles, também, a utilização de redes para dormir, bem como as várias danças regionais, principalmente no Norte do Brasil.

Para os indígenas, a terra é muito importante. Não só por ser o lugar de onde tiram seu sustento, mas também porque a chamam de lar.

Estudamos e aprendemos muito com a cultura indígena. Devemos respeitá-la sempre. Como diz a música de Jorge Benjor, “todo dia era dia de índio!”.

Fonte: Sistema Sigma de Ensino

30/04/24
Colegio
Colegio
Copyright 2024 - Colégio Pró Saber Bio - Todos os Direitos Reservados
Rua Doutor Raul Manso Sayão Filho, 85 - São Mateus - São Paulo - S.P. - C.E.P.: 03965-010 - (11) 2015.0191 / 2548.4573 / 9.5449.0000 - Atendimento das 7h15 às 18h