colegio
Colegio

A Didática Digital

Prof. Fabrício Vieira
 
Escrevo esse texto a partir da observação de aulas digitais que estão sendo praticadas por diversas escolas de diferentes regiões do país, observando os comunicados das escolas, as orientações aos pais e as ações didáticas realizadas durante algumas aulas. De maneira geral, defendo que o contexto digital é favorável à aprendizagem, especialmente, nesse momento de pandemia, e dependerá de muito empenho das escolas em um processo de aprimoramento ágil e constante.
 
Diante do cenário de urgência, as escolas precisaram se reinventar e apresentar a versão de si mesma no contexto digital. Agora passado mais de um mês, podemos refletir sobre a didática digital tão necessária aos professores para garantir que os alunos aprendam. Para melhor discorrer sobre a didática digital, apresento 3 aspectos da aula que considero relevantes que são - a escolha, a interação e o engajamento.
 
O primeiro aspecto se refere à escolha ou às escolhas feitas pelo professor para o melhor aproveitamento da aula pelo aluno. Evidenciar a rotina da aula, bem como, o que o aluno deverá saber ao final da rotina são elementos essenciais para a aprendizagem. Existem escolas que definiram o tempo da aula e explicaram aos alunos o que acontecerá naquela semana. Além disso, detalharam o que acontecerá nas horas de atividades. Deixar evidente essa orientação ajuda o aluno na compreensão da rotina e evita a dispersão durante a aula. Como exemplo de rotina para crianças do Ensino Fundamental - anos iniciais, observei um caso expressivo que fez uma divisão clara do tempo das atividades e aplicou essa dinâmica durante todas as semanas. Detalho a rotina no rodapé do texto*. Trouxe esse ponto para falar sobre a importância de ter o tempo bem delimitado e a criança saber que a rotina acontecerá dessa maneira. Mudanças na rotina não devem ser diárias. A criança precisa entender a sequência da aula e o que aprenderá naquele dia.
 
A interação é o segundo aspecto relevante para refletirmos. O que é uma aula no contexto digital? Um dos principais elementos da aula presencial que é a interação entre as crianças acontecerá de maneira diferente. O que fazer nesse caso? Se observarmos as crianças em jogos individuais ou em jogos cooperativos, o envolvimento da criança quando está jogando com outra criança ao mesmo tempo é maior.  Na aula digital não é diferente. A criança fica mais estimulada se interagir   com outras crianças sendo esse aspecto muito relevante na aula digital. Professores que fazem a opção em transmitir apenas os conteúdos sem qualquer interação entre os alunos promovem um processo de ensino com menor engajamento para a aprendizagem. Um caso interessante que observei de interação foi na orientação de uma professora para que duas alunas fizessem em conjunto a coleta de imagens sobre animais e montassem a apresentação para a turma explicando quais são as diferenças que elas encontraram. Na aula seguinte, nos minutos destinados para as alunas, elas projetaram as imagens e explicaram o que pesquisaram para a turma. Tudo feito no ambiente digital. Foi fantástico ver o envolvimento delas e das demais crianças com o conteúdo estudado. A aula digital precisa de tempo delimitado, de clareza no que quer ensinar e permitir a voz das crianças.
 
Por fim, falo de engajamento dos alunos. Trouxe o exemplo da coleta de imagens feita pelas alunas no parágrafo anterior. Trago outro exemplo que identifiquei como relevante para o engajamento dos alunos. A professora iniciou a aula e explicou o que as crianças iriam aprender sobre o gênero receita. Pediu para que as crianças pudessem escrever a receita de biscoitos a partir de uma tela em que ela mostrava as imagens dos ingredientes. Ao final, orientou as crianças para fazerem um delicioso biscoito utilizando a receita que ela explicou, junto com a família. Nessa aula, a professora evidenciou o conteúdo trabalhado, usou recursos de imagens para ajudar a compreensão das crianças sobre o tema, colocou as crianças para produzirem os seus textos e no final estimulou as crianças a aplicarem o que aprenderam. No final, ao perguntar se eles gostaram da atividade as respostas no chat só tinham aplausos e carinhas felizes. Esse é o ponto. Criar um ambiente em que as crianças sintam que estão aprendendo de forma leve, estruturada, envolvente e encantadora.
 
Para finalizar, a didática digital está em constante construção e ainda se encontra incompleta. Um olhar atento para as escolhas, a interação e o engajamento podem contribuir para criar um processo de ensino inovador e, sobretudo, envolvente. A oportunidade de aplicarmos uma nova didática nos permitirá descobrir novas maneiras de ensinar para esses meninos e meninas que nasceram com a tecnologia embarcada de forma natural em suas vidas. O desafio é buscar novas maneiras de ensinar com uma nova didática, a didática digital, e se reinventar a todo momento.
 
Sistema Maxi
 
*Exemplo de rotina na escola digital - Em 3 horas de aula síncrona a professora dividiu o tempo da seguinte maneira: 20 minutos de acolhida em que a professora permite que 3 crianças falem sobre o dia anterior, 15 minutos para orientar sobre o que as crianças irão aprender, 30 minutos de explicação sobre o conteúdo com exposição de ppt, 40 minutos para as crianças realizarem 3 atividades do conteúdo, 30 minutos para que 3 crianças expliquem o que fizeram e a professora ajuda na orientação aos demais alunos e 20 minutos para orientar as atividades que farão sozinhos. Entre essas atividades foram realizados dois intervalos, o que favorece a concentração da criança.
 
 
Enviado por SOMOS Educação
 

 Imagem: Desenhado por Freepik (www.freepik.com)

30/04/24
Colegio
Colegio
Copyright 2024 - Colégio Pró Saber Bio - Todos os Direitos Reservados
Rua Doutor Raul Manso Sayão Filho, 85 - São Mateus - São Paulo - S.P. - C.E.P.: 03965-010 - (11) 2015.0191 / 2548.4573 / 9.5449.0000 - Atendimento das 7h15 às 18h