colegio
Colegio

As Primeiras Letras

Correr, pular, mexer nos brinquedos, desenhar. Tudo isso e mais um pouco pode fazer parte do universo da criança, que geralmente tem criatividade de sobra para arrumar maneiras de se divertir.
 
Uma delas pode ser o preparo para a alfabetização. Sim, isso é possível! Com um pouco de jogo de cintura dos pais, dá para estimular hábitos educativos com atividades simples e divertidas.

A alfabetização não precisa começar exatamente aos 5-6 anos. Quando a criança tem 3-4 anos, já pode mostrar algumas letras e as iniciais de nomes, por exemplo, de forma leve e divertida.

Mas essa introdução ao mundo das letras e livros não tem idade para começar! Esse contato pode ser estimulado desde bebê, pouco a pouco.
 
Não sabe por onde começar? A professora Gleide Lopes dá algumas dicas do que você pode fazer:

Contar histórias
Folhear um livro ou revista e prestar atenção nas palavras, cores e desenhos geralmente prende a atenção da criança. Experimente!

Diversão garantida
Cores, formas e texturas ajudam a diferenciar letras e números e a memorizar novas descobertas. Valem desenhos para pintar, brinquedos de montar, recortar e colar... o que a sua imaginação permitir!

Papel e caneta
Se o dinheiro está apertado para brinquedos, não tem problema. Com eles, dá para criar um mundo de coisas: jogo da velha, desenhos variados (como praticar estilos diferentes de escrita, como letra de forma e de mão), ligue os pontos, entre outros.

Ver e entender
Acima de tudo, é preciso entender o que se lê ou vê. Por isso, fazer perguntas de interpretação ou ajudar a criança a responder questionários simples da escola pode fazer toda a diferença!

O acompanhamento dos pais ou dos responsáveis é essencial. Ver de perto as descobertas e ajudar nas dúvidas muitas vezes faz toda a diferença no aprendizado e bom desenvolvimento da criança na escola. Tudo isso contribui muito para a vida adulta.

Fonte: Meu Bolso em Dia

29/04/24
Colegio
Colegio
Copyright 2024 - Colégio Pró Saber Bio - Todos os Direitos Reservados
Rua Doutor Raul Manso Sayão Filho, 85 - São Mateus - São Paulo - S.P. - C.E.P.: 03965-010 - (11) 2015.0191 / 2548.4573 / 9.5449.0000 - Atendimento das 7h15 às 18h