colegio
Colegio

A Construção dos Seres Humanos

NÃO QUEIRA HOMOGENIZAR SUA TURMA DE ALUNOS
Lembre-se que seu grupo de alunos é composto por indivíduos com trajetórias, histórias de vida, vivências e características diferentes. Esta diversidade pode se mostrar extremamente enriquecedora no cotidiano escolar.

PENSE SEMPRE EM SEUS ALUNOS COMO PESSOAS EM DESENVOLVIMENTO
Observe o percurso de desenvolvimento de seus alunos, tanto em relação à aprendizagem do conteúdo escolar como em relação a outros aspectos de seu comportamento. Note como eles se transformam e como as transformações estão relacionadas ao que acontece na escola e fora dela.
 
NÃO PRESTE ATENÇÃO APENAS NAS LIMITAÇÕES DE SEUS ALUNOS
Procure perceber as conquistas e vitórias individuais. Valorize aquilo que é importante para cada criança. Não enfatize os pontos fracos delas (todos nós temos pontos fracos). Procure utilizar as qualidades de cada indivíduo em benefício dele e do grupo.
 
PROCURE OBSERVAR AS CARACTERÍSTICAS DE SEUS ALUNOS E CONHECER O AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL EM QUE ELES VIVEM
Além de ajudar você a entender melhor os seus alunos (em especial os motivos de suas limitações e dificuldades), o conhecimento mais aprofundado de cada um deles pode lhe dar importantes pistas para ajudá-los nos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Lembre-se de que ser diferente não significa ser melhor ou pior que os outros: significa apenas ser uma pessoa única, uma pessoa especial, como cada um de nós!
 
AJUDE SEUS ALUNOS A ACEITAR AS DIFEREÇAS ENTRE ELES
Chame a atenção das crianças para a diversidade entre as pessoas e para a importância de convivermos com as diferenças. Ajude-as a aceitar que cada um tem seu caminho próprio e que todos tem qualidades positivas e fraquezas. Incentive-as a valorizar as conquistas dos colegas. Você pode ilustrar essa idéia mostrando imagens em diferentes ambientes.
 
AJUDE SEUS ALUNOS A OBSERVAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO UM PROCESSO DE CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO
Enfatize no dia-a-dia da sala de aula, a noção de que as crianças, os jovens e os adultos estão sempre se transformando. Alerte as crianças para a importância das experiências de aprendizagem e de convivência com outras pessoas, na escola e fora dela.
 
ESTIMULE PERMANENTEMENTE SEUS ALUNOS A SUPERAR OS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM A ELES
Acredite na capacidade de aprendizagem das crianças. Todas são capazes de aprender, cada uma no seu próprio ritmo e de acordo com suas características e interesses pessoais. Proponha sempre novos desafios e ajude-as a consolidar suas conquistas.
 
TENHA SEMPRE EM MENTE QUE A ESCOLA É UM LUGAR PRIVILEGIADO DE APRENDIZADO
Lembre-se de que os alunos aprendem não só o que você intencionalmente ensina, mas também tudo aquilo de que são capazes de interpretar a partir da observação de seu comportamento em sala. Você é um importante mediador, informante e modelo às crianças. Não deixe de fornecer pistas e orientação, nem buscar coerência entre aquilo que você diz e as atitudes práticas que você assume em sala de aula.

Fonte: Fundamentos e Metodologia do Ensino de História.

30/04/24
Colegio
Colegio
Copyright 2024 - Colégio Pró Saber Bio - Todos os Direitos Reservados
Rua Doutor Raul Manso Sayão Filho, 85 - São Mateus - São Paulo - S.P. - C.E.P.: 03965-010 - (11) 2015.0191 / 2548.4573 / 9.5449.0000 - Atendimento das 7h15 às 18h